sábado, julho 29, 2006

Road Trip nos US - Nebraska e Wyoming



A segunda etapa da viagem levou-nos ate a America profunda. Os estados de Nebraska e Wyoming despidos de verdura, aridos e crus nao atraiam vida humana para si sendo o mais fiel espelho daquela paisagem nua o proprio silencio que dela advinha. Rochas com estranhas formas davam ao cenario a aurea surreal dos quadros de Dali. No horizonte erguiam-se as Rocky Mountains ainda cobertas pelas neves de Inverno como que a refrescar aquele inferno amarelo. Brokeback Mountain que serviu de ninho aos dois cowboys enamorados revela o poder daquela natureza imponente e avassaladora.
Paramos para por gasolina numa bomba pequena e isolada no meio do nada. A porta, hasteada, a bandeira dos USA com o seguinte dizer: "love it or leave it". Concordei imediatamente que seria preciso amar muito a terra para viver naquele fim de mundo. Continuamos o itinerario da A-80. De repente, a esquerda, pareceu-me ver algo que se assemelharia a um tornado, uma enorme nuvem de po com varios metros de altura em movimento. Fiquei mais fascinada que receosa e cheguei a tirar um apontamento fotografico do fenomeno. Vim mais tarde a saber tratar-se de um tipo de tempestade de po muito comum nos US que em tempos chegou a destruir culturas agricolas e cidades trazendo aos habitantes fome e miseria.
Aquele cenario lunar servia no entanto de canal fisico de abastecimento do mercado interno americano. O trafego de grandes camioes decorados em tons psicadelicos e carregados de mercadorias, assim como a presenca dos maiores comboios que alguma vez vi, nao deixaram duvidas de que nao havia alentejanos por aquelas paragens. As refinarias petroliferas, exibindo a suas flares flamejantes sublinhavam o aproveitamento dos recursos naturais existentes. E facil imaginar actividade economica em regioes prosperas mas em condicoes adversas como aquelas fez-me invejar a forca e coragem daquele povo que muito poderia ensinar ao meu. Adormeci a pensar nisso e acordei cedo com saudades de Portugal quando ouvi na TV o hino nacional no inicio do Portugal-Mexico.

sexta-feira, julho 28, 2006

Road Trip nos US - de Illinois a Iowa


No dia 19 de Junho despedi-me da minha mae que nos veio visitar, de Chicago e embarquei numa nova aventura. Desta vez iriamos percorrer 3500 km de carro atravessando os USA em 3 dias e meio rumo a California. Ha de facto muito asfalto entre Chicago e Sao Francisco quase tanto como entre Lisboa e Varsovia, mas sem sair do pais! Nos USA as escalas sao diferentes e o pais tem uma dimensao tal que justifica o desinteresse dos americanos pelo resto do mundo.

Era a nossa primeira grande viagem em familia e estavamos por isso curiosos e entusiasmados. O pediatra nao se opos a ideia aconselhando no entanto a parar de 2 em 2 horas para assegurar as necessidades do bebe o que fez com que o ritmo desta road trip fosse suave q.b. para assimilar tudo o que iamos vendo.

Saimos de Illinois rumo ao estado vizinho de Iowa. Este, caracterizado por vastas planicies semelhantes as que vi em pequena na serie "Uma casa na pradaria" e dominado pelo tom verde meticulosamente organizado em culturas agricolas latifundiarias. Nao se viam homens a trabalhar a terra apenas grandes maquinas paradas e de quando em quando alguns celeiros vermelhos que quebravam a monotonia da paisagem.
E a terra dos Sioux e do grande Mississipi que cruzamos ja de noite. Pude ver as luzes dos barcos dispersos ao longo das margens com as suas enormes rodas a fazer lembrar o mundo magico de Tom Sawyer.
A presenca dos exploradores franceses observa-se por exemplo na bandeira do estado azul, branca e vermelha e nos nomes das terras sendo a capital do estado Des Moines. Pernoitamos em Iowa City e sem ter reserva no hotel, sujeitamo-nos a um quarto com duas camas, o unico disponivel. Abrimos a porta ansiosos por um leito que nos oferecesse algum descanso e, a boa maneira americana, esperava-nos uma enorme suite com duas camas king size...sao os chamados efeitos de escala que nos abriram o sorriso depois de muitas horas de viagem.
PS- hoje o Antonio faz 3 meses :) parabens biscoitinho!

sábado, julho 22, 2006

0 - 3

A semelhanca de Cristo na historia da humanidade, o nascimento do Antonio dividiu a minha vida em duas eras distintas: A.A. e D.A.. Nao digo isto apenas porque o nascimento de um filho abala a alma do mais insensivel dos mortais, mas porque ha de facto uma rotura com os habitos antigos, com a individualidade e com as prioridades e escolhas que fazemos. Tudo muda mas e o tempo quem sofre a maior metamorfose.
Na Era D.A. o tempo e infinitamente mais veloz, especialmente durante a noite. Actualmente considero 6 horas de sono uma noite bem dormida e mais do que isso, um milagre. Durante o dia o tempo diz-se contra-relogio e desconfio seriamente merecer entrar para o Guiness pelo desempenho mais rapido de varias tarefas domesticas em simultaneo. Outro facto curioso acerca do tempo e a forma como se espelha no desenvolvimento do Antonio. O pequenino tem vindo a modificar as feicoes quase diariamente e deve ser por isso que uns dizem parecer-se com o pai, outros com o bisavo, ou com a tia, ou ainda com as avos correndo a familia de les a les! Todos no entanto concordam que de mim apenas herdou os pes.
A rapidez com que esta a crescer ainda nao me faz velha mas ja nostalgica...apesar da pouca idade da ja pequenos passos diarios para a sua futura emancipacao. Observar de fora a forma como acompanha esse tempo rapido e, ao mesmo tempo, magico e arrepiante...um dia irei perde-lo para o mundo e acabarei sogra de alguem, nao imagino pior fim!
O periodo 0-3 tem sido de descoberta mutua, com dificuldades na comunicacao mas com uma intuicao paranormal quase telepatica que me permitiu compreender a sua linguagem quando me tenta dizer que tem fome, ou sono, se quer brincar ou ser acarinhado...e tao fragil e poderoso ao mesmo tempo!
Da antiga Gastarina centrada no seu umbigo redondinho...resta apenas o proprio umbigo agora com uma forma ligeiramente mais distendida. A nova Gastarina vive hoje espantada com a coisa mais certa que fez na vida e tudo o resto sao peanuts...