sexta-feira, setembro 23, 2005

A cidade formigueiro


A passagem por HK foi curta e debaixo de chuva. O mau tempo desencorajou-nos de fazer o chamado turismo convencional.Em alternativa optámos por uns passeios calmos mais ou menos sem rumo e por fazer umas comprinhas tecnológicas. Achei HK visualmente impressionante pela sua arquitectura em altura de design arrojado e pela sua enorme densidade populacional. Aquele cenário imponente de betão e vidros espelhados alberga cerca de 8,2 milhões de habitantes numa área correspondente a 1102 km²!!
O frenético formigueiro humano que enche as ruas da cidade movimenta-se à "velocidade da luz" para produzir e consumir um leque diversificado de bens assegurando a vitalidade da economia implantada e administrada pelos ingleses até 1997. O comércio é riquíssimo, especialmente no segmento das novas tecnologias, e a prosperidade económica transformou HK em terreno fértil para todas as marcas de luxo internacionais.À noite a cidade duplica o seu encanto. A força visual dos neons cria um ambiente festivo nas ruas ainda cheias de gente e o ritmo parece não abrandar. Culturalmente a metrópole recebe influências dos quatro cantos do mundo o que resulta numa mistura exótica sofisticada.
A observação do modus vivendus dos residentes foi suficiente para que compreendesse a razão pela qual se fala na China como a potência hegemónica do futuro. A cultura de trabalho é fascinante e totalmente direccionada para o mercado aberto e competitivo, o tecido empresarial renova-se continuamente abrindo brechas para o aparecimento de novas empresas prósperas e inovadoras. Tudo parece funcionar eficazmente... sem pausas!
Infelizmente também compreendi que por enquanto, qualquer semelhança entre Portugal e Hong Kong é pura coicidência...para mal da economia nacional!

1 comentário:

Gastarina disse...

eu sei:) claro q e diferente!! mas comparei hong kong ao que seria a china do futuro como potencia hegemónica...o q quis dizer foi que me apercebi do empenho arduo daquela gente no trab e como isso pode resultar bem!hk e a prova desse bom aproveitamento de recursos...