sexta-feira, setembro 23, 2005

A cidade formigueiro


A passagem por HK foi curta e debaixo de chuva. O mau tempo desencorajou-nos de fazer o chamado turismo convencional.Em alternativa optámos por uns passeios calmos mais ou menos sem rumo e por fazer umas comprinhas tecnológicas. Achei HK visualmente impressionante pela sua arquitectura em altura de design arrojado e pela sua enorme densidade populacional. Aquele cenário imponente de betão e vidros espelhados alberga cerca de 8,2 milhões de habitantes numa área correspondente a 1102 km²!!
O frenético formigueiro humano que enche as ruas da cidade movimenta-se à "velocidade da luz" para produzir e consumir um leque diversificado de bens assegurando a vitalidade da economia implantada e administrada pelos ingleses até 1997. O comércio é riquíssimo, especialmente no segmento das novas tecnologias, e a prosperidade económica transformou HK em terreno fértil para todas as marcas de luxo internacionais.À noite a cidade duplica o seu encanto. A força visual dos neons cria um ambiente festivo nas ruas ainda cheias de gente e o ritmo parece não abrandar. Culturalmente a metrópole recebe influências dos quatro cantos do mundo o que resulta numa mistura exótica sofisticada.
A observação do modus vivendus dos residentes foi suficiente para que compreendesse a razão pela qual se fala na China como a potência hegemónica do futuro. A cultura de trabalho é fascinante e totalmente direccionada para o mercado aberto e competitivo, o tecido empresarial renova-se continuamente abrindo brechas para o aparecimento de novas empresas prósperas e inovadoras. Tudo parece funcionar eficazmente... sem pausas!
Infelizmente também compreendi que por enquanto, qualquer semelhança entre Portugal e Hong Kong é pura coicidência...para mal da economia nacional!

quinta-feira, setembro 22, 2005

segunda-feira, setembro 19, 2005

Monsieur Le Chat


















Serve este post para homenagear O Senhor do Blog...

Chama-se Gastão e é um gato de sorte...

Encontrei-o certa noite de Verão a dormir muito bem instalado no canapé da sala-de -visitas da minha mãe. Apesar de ao início ter tentado convidá-lo a sair por considerar impróprio receber visitas a meio da noite, este senhor não se deixou convencer, continuando a visitar-nos com regularidade. De visita, depressa passou a hóspede com direito a "cama e roupa lavada" sendo actualmente um distinto membro da nossa família.
É certo que é um pouco louco e que trazia maus hábitos da rua...fez desaparecer duas ou três postas de bacalhau o q lhe valeu umas valentes vassouradas durante a fuga e destruiu todos os bolbos de orquídeas plantados em vasos na varanda, tendo por isso más relações com a Conceição, que tenta em vão, ter o controle de todos os bens alimentares em circulação na cozinha...Certo dia decidiu mostrar a sua gratidão e exibir os seus dotes de caçador. Trouxe-nos de presente nem mais nem menos do que um rechonchudo rato cinzento que caçou durante as suas emboscadas felinas. Ficou surpreso por ver a Conceição aos gritos quando confundiu o troféu abandonado na carpete com um qualquer objecto não identificado para arrumar e só percebeu o engano quando olhou para a palma da mão!
À parte desta costela de enfant terrible o Gastão é um excelente gato dotado de qualidades e de uma personalidade sui generis!
Sempre fiel ao seu smoking que nunca tira em ocasião alguma, tem um cuidado extremo com a aparência dedicando parte da sua rotina quotidiana a tratar da imagem. Gosta de se passear elegantemente pelas vastas propriedades que conquistou e que começam no quintal do prédio estendendo-se aos jardins das casas vizinhas. Já o vi a travar lutas com intrusos e a defender o seu território com unhas e dentes!Sempre atento a movimentos estranhos no terreno coloca-se muitas vezes de plantão em pontos estratégicos, geralmente altos para conseguir um melhor ângulo de visão.
Nunca dispensa o seu passeio higiénico depois de jantar e muitas vezes chega a casa lá pelas 4 da manhã! É um boémio inveterado... A sua vida secreta e os seus casos amorosos por certo dariam um filme, mas com este gato, tenho apenas o privilégio de privar a horas normais e durante a sua estadia na casa.
Com o tempo tornou-se um companheiro extraordinário: meigo e dedicado, cheio de cortesia. Aprendeu a arte da sedução e sabe usá-la como ninguém, especialmente quando quer um petisco novo ou a atenção da casa. Só bebe água por uma certa taça vermelha e tem o seu lugar cativo na poltrona da sala ao serão.É um gato requintado!
Viciou-me na sua saudável loucura, na sua alegria e vontade própria tendo por isso conquistado um lugar de respeito neste blog. Quem tem medo do Gastão mau?

terça-feira, setembro 13, 2005

Um mergulho em Boracay!






















De volta à melhor viagem da minha vida....

Chegamos a Boracay com expectativas elevadissimas!Depois da conturbada passagem por Manila ansiavamos por actividades tão exigentes como contar barcos no horizonte e respirar em simultâneo...A ilha não nos decepcionou! As águas transparentes e a verdura densa de perder vista inspiravam grandes sestas debaixo de uma qualquer palmeira...
Chegámos num pequeno barco a uma enseada cheia de locais que nos receberam sorridentes e prestáveis. Durante aquela calorosa recepção poderiamos parecer o Dr. Jones e a sua loira companheira de viagem em busca de mais qualquer aventura perdida, mas as mercadorias debaixo dos braços dos indígenas fizeram desconfiar a nossa mais profunda igenuidade!
Atravessamos a ilha num tryke numa estrada de terra estreita e irregular. Pelo caminho iamos vendo pequenas casinhas que albergavam famílias inteiras. Cá fora, ao sol, uns jogavam cartas e conversavam enquanto outros conversavam e jogavam cartas. Em época baixa há pouco para fazer em Boracay. O povo "hiberna" no ócio até à chegada dos turistas, sendo o comércio o principal ganha-pão dos "Boracayenses".
Finalmente chegamos! o hotel era um charme!Tinha apenas cerca de 10 vilas embrenhadas na selva tropical e todas envidraçadas, deixando passar a luz e as cores da natureza.A cama com dossel inspirava os sonhos e tranquilizava a mente...foram dias de introspecção e de grande intimismo. Apesar da chuva quente e do céu azul escuro ameaçador penso que não podia ter sido mais divertido!O programa diário era muito simples: curso Padi de Scuba Diving na escola Calypso e ao fim da tarde tratamentos e massagens no SPA do hotel (muitos dos quais eram feitos na nossa própria villa). Penso que não pode haver melhor combinação do que fazer umas festas ao Nemo e aos amigos para, no fim do dia, recebermos festas no corpo com aprumadas técnicas suecas e asáticas. Descobri à conta disso pelo menos umas boas dezenas de músculos!
Mergulhar em Boracay foi a minha primeira experiência no fundo do Oceano...confesso que ia aterrorizada pelos inúmeros avisos de segurança feitos durante o curso a somar à minha fobia de tubarões mas, quando finalmente mergulhei, não houve tempo para receios!Era tudo tão perfeito! O silêncio do Oceano, os corais majestosos, o bailado de peixes exóticos indiferentes à minha figura negra e descoordenada...senti-me poluição visual no meio de tanta beleza! Apesar de estar com o Pinguim e com a Britty a nossa instrutora inglesa, tive uma sensação de autismo em relação aos que me acompanhavam. Queria captar tudo dentro de mim e não havia tempo para partilhar! Aquela enorme harmonia só seria comparável à que porventura senti dentro da minha mãe, uma sensação de aconchego e paz!!!Inesquecível!!!Mas sempre que subia para o barco, a ondulação, as vozes humanas e o peso do equipamento afiguravam-se como um duro retorno à realidade mesmo que essa fosse uma ilha magnífica como Boracay.
Gostavamos de caminhar desde a praia até ao hotel misturando-nos com a vida comum da ilha por uns minutos!Lá iamos debaixo da chuva morna a ouvir aqui e ali rádios a tocarem hits da JLo e dos Ozone enquanto passavam por nós na estrada lamacenta inúmeros trykes que contaminavam o ar com o seu rasto forte a gasolina. No hotel contavamos sempre com a simpatia da equipa: Nicole, Sheila, o talentoso chef vegetariano, e às meninas do SPA muito obrigada a todos!!!

Boracay nunca te esquecerei!