terça-feira, dezembro 04, 2007

Madrilena



Fim de semana em Madrid a dois. Finalmente conheci a capital ibérica depois de já ter andado por praticamente toda a Espanha. No programa de fim-de-semana tinhamos apenas uma festa de gala sábado à noite e um papel que levei no bolso com "dicas" de restaurantes e locais a visitar.
Não tinhamos um plano traçado e limitámo-nos por isso a deambular pelas largas avenidas observando como os majestosos monumentos se erguiam-se da urbe conferindo à cidade a sua tão respeitável monumentalidade.

Faz bem andar a pé. De carro perdemos a vida de rua a alma do espaço e toda a sua dinâmica. Porque, se uma imagem vale mais do que mil palavras, são os sons que dão à imagem a sua expressão facial e até porque não a sua personalidade.

Madrid é uma cidade viçosa cheia de sons!Há músicos na rua, pessoas que se cumprimentam com entusiasmo e muitas famílias em passeio. Os madrilenos festejam a vida e aproveitam cada km2 da cidade para a redescobrir, cultivar o seu modus vivendus enchendo as ruas, o "El corte Ingles" de cada bairro e os museus....sim, os museus!!!cheios de visitantes e quase todos espanhois!

Fui ao "Reina Sofia" ver Paula Rego chamada às minhas raízes lusitanas. Há muito para dizer sobre Paula Rego mesmo para uma leiga como eu. Imagens que transportam sons ou silêncios amordaçados. Histórias escondidas, tal e qual os X-files, mas que todos sabemos porém. E Paula pinta tão bem!!Saí de lá cheia de ideias e resoluções. Não sei se foi a coragem da Paula ou a alegria de Madrid que em mim fizeram desabrochar uma vontade redobrada de bem viver!


1 comentário:

Anónimo disse...

Curioso...devo estar ficando muito velho, a uma velocidade a q ainda não me acostumei. Qdo eu era jovem, os portugueses não saíam por aí, todos alegrinhos, a elogiar as maravilhas d Madrid. Se falavam da Espanha, era pra criticar o mau vinho espanhol e as mulheres muito pintadas...

Agora, não. O pessoal vai lá e volta falando maravilhas. Eh pá, onde estão os verdadeiros lusos?

(Kathará, se tudo der certo por aqui ano q vem a gente conversa...pessoalmente! Perto do natal 2008. Escreve aí e me cobre depois. Não boto mais os pés na Europa sem antes passar por Coimbra...)