quinta-feira, dezembro 20, 2007

BLA BLA BLA

Comunicar é um talento para alguns, mas, para a generalidade das pessoas, conseguir transmitir um simples pensamento ou ideia pode ser difícil. Se na vida quotidiana assistimos a falhas de comunicação que originam por vezes dissabores evitáveis, é no mundo do trabalho e na política que o impacto destas "interferências" atingem o seu expoente máximo.

Para mim é tudo uma questão de linguagem e quanto mais simples for mais eficaz será. Refiro-me a todas as áreas do pensamento sem excepção, a números e algoritmos, espelhados em relatórios técnicos sofisticados que por detrás têm uma única ideia chave que importa comunicar.

Mas afinal o que é comunicar?É tão somente fazer com que os outros nos percebam!E não vão ser com certeza os eufemismos a contornar o "ponto" que o farão mais perceptível e ao alcance de qualquer receptor. No entanto, continua infelizmente a subsistir a ideia de que matérias importantes feitas para pessoas muito importantes devem ser sustentadas por documentos complicados porque se assim não fosse perderiam o seu ar pomposo e incontestável.

Nas entrelinhas porém a ideia perdeu-se e lá ficaram os rácios confusos e os milhares de cálculos e dados recolhidos que tanto trabalho deram... mas a comunicação não se deu.

A este propósito aquando do 11 de Setembro teve o Estado Americano uma especial preocupação em comunicar. Garantiu que o relatório interno sobre o incidente fosse algo perfeitamente legível e ao alcance de qualquer um, tomando a atitude de que um documento oficial deve ser entendido por todos e não um dossier complicado cheio de códigos e elementos burocráticos.

"Making the simple complicated is commonplace; making the complicated simple, that's creativity." ( Charles Mingus, Jazz composer and bassist)

Fiz-me entender?



1 comentário:

Anónimo disse...

Perfeito, perfeito... na mouche 8será que se escreve assim?)!
Presumindo que te entendi, acho que posso dizer que conseguiste comunicar!
Para além da verdade escrita, há uma outra verdade, não escrita, mas também expressa - Está precisadíssima de férias!
Um beijo amigo e um feliz Natal!
Su