segunda-feira, janeiro 16, 2006

16

Após um mês e meio de abstinência decidi retornar à blogosfera e alhear-me das inúmeras pequenas tarefas quotidianas com que me ocupei nos últimos tempos. É perverso o comodismo das pequenas coisas úteis, se por um lado nos ocupam o tempo e a mente na preocupação de fazer o mais rápido e o melhor possível, por outro, desviam-nos a atenção das coisas que realmente apreciamos. Vemo-nos de repente embalados num rame-rame de inúmeros afazeres absolutamente aborrecidos mas inequivocamente essenciais para que o dia-a-dia flua de feição...podemos estar nisto anos, uma vida inteira sem que nos apercebamos de como fomos inteiramente desviados dos grandes e nobres planos para que fomos destinados neste mundo.
Foi o número 16 que me acordou deste "coma" consciente em que me tenho encontrado mergulhada.
As referências exteriores do Eu podem ser tão abstractas e simples como um algarismo mas suficientemente fortes para despertar uma espécie de reflexo de Pavlov no pensamento.
Hoje é o primeiro dezasseis do ano e por uma questão de superstição achei por bem visitar o gato psicopata com o pé direito..é que 16 é o meu número da sorte, aquele que meto nos boletins do totoloto e em que penso quando me fazem um truque de cartas. O magnetismo que o um e o seis juntos têm sobre mim vem do tempo em que, ainda criança, me queria emancipar. Considerava que quando ai chegasse sofreria a desejada metamorfose que me transformaria em mulher. O meu pai tentou em vão explicar-me que a emancipação vinha mais tarde ,com a conta bancária, mas na altura a mesada que recebia parecia-me património mais que suficiente para conquistar o mundo. A curiosidade era enorme e acabei por abandonar a minha amiga e confidente Tucha (antecessora da Barbie) para dedicar toda a minha atenção ao meu recém-estatuto de sweet sixteen. Lembro-me certo dia de, num acto de crueldade feminina, eu e uma amiga termos dito de outra que era feia feia!! ao que a minha mãe respondeu a rir que com 16 anos não existem meninas feias...e de facto tinha razão...
No dia 16 de Setembro de 1996 encontrei a minha cara-metade à qual, findos 9 anos de namoro disse SIM no dia 16 de Julho pelas 16 horas há precisamente 6 meses. Por essa razão quis vir aqui assinalar esta meia data para mim tão especial... o número foi apenas o pretexto ;)

Sem comentários: